SLIDE

19/10/2015

Intolerância à Lactose: Efeitos,Causas e Solução

Olá meninas,
O tema aqui do blog é beleza e maquiagem, mas o  post de hoje é bem diferente.
Decidi escrever aqui sobre a Intolerância à Lactose que é um problema complicado para quem tem.
Descobri que tenho Intolerância à Lactose este ano. Tudo começou assim:
Sempre que eu ingeria leite com Nescau (amava!!!) sentia barriga inchada e bastante flatulências.  Tomei leite com achocolatado até meus 16 anos, depois perdi o hábito! 
Minha alimentação começou a mudar, abandonei o leite com Nescau e comecei a tomar café com leite e comer mais iogurtes.
Fiz uma reeducação alimentar aos 19 anos, emagreci 16kg e minha dieta tinha iogurtes naturais e integrais.
Percebi que as flatulências eram mais frequentes e eu tinha "crises de dor de barriga" quando ingeria os alimentos mencionados acima e outros como bolos, batidas,leite condensado, creme de leite e etc... As dores de barriga eram tão fortes que pareciam "facadas" , na verdade eram fisgadas nas laterais do abdômen e de repente na minha pele apareceram bolinhas vermelhas pequenas, outras grandes, outras que pareciam caroços (tipo espinhas internas), só que algumas apenas ficavam vermelhas, não inflamavam!
 Minha nutricionista me aconselhou a fazer um exame/teste de Intolerância à Lactose. Procurei um médico e pedi o receituário.
 Como é o exame de Intolerância à Lactose?
O exame que fiz em um Laboratório na Região Metropolitana de Porto Alegre foi assim:  
Cheguei cedo ao local do exame e em jejum. Foi coletada uma amostra do meu sangue logo que cheguei. Depois disso ingeri um líquido chamado Lactol, ingeri 12ml para cada quilo do meu peso.  
O líquido tem um gosto de Refrigerante de Limão só que sem gás! 
Esperei 30 minutos e fizeram mais uma coleta de sangue. Após a segunda coleta de sangue em torno de 40 min. depois da ingestão do Lactol minha barriga inchou tanto que minha calça não fechava!!! Comecei a sentir dores muito fortes no abdome, náuseas e dor de cabeça.
Quando fechou 1h após a ingestão do líquido fizeram outra coleta de sangue.

Após o Exame
Fui para casa após o exame e passei o dia com prisão de ventre e algumas dores de barriga. À noite percebi que apareceram algumas bolotas na minha pele em diversas partes do meu corpo... Fiquei 3 dias com o intestino preso.

Resultado do Exame
O resultado ficou pronto 5 dias depois. E calcula-se os valores de glicose de todas as amostras de sangue para determinar o nível de intolerância.
No meu caso, a glicose teve um valor elevado e o  cálculo das amostras de sangue foram "Insuficientes, apontando deficiência na digestão da Proteína do Leite".

Mudanças na Alimentação
Minha alimentação tornou-se restrita. Não ingiro praticamente nada que tenha lactose. Quando ingiro ( o que é raro, me preparo para os efeitos na barriga e na pele) afinal, ninguém resiste ao bolo que a vó faz ou uma "coisa boa doce" de vem em quando.
Não como mais iogurtes e evito alimentos que tenham alta concentração de leite. Minha nutricionista me passou outras alternativas de alimentação que substituam  a Proteína do Leite. 

Dicas para quem tem Intolerância à Lactose ou Desconfia que tem
Em primeiro lugar procure um médico e peça o encaminhamento para o exame. Se por acaso for constatado que você tem a intolerância fale com um nutricionista/nutrólogo e peça orientações. Na minha dieta há uma regra de menor ingestão de doce e gordura possível então meus "deslizes" acontecem quando tenho vontade comer um doce, fazer um beijinho de côco e etc...Não é sempre!
Alimentos  que como e não me fazem mal:
Chocolates:

Para doces praticamente é isso que isso, já é o suficiente para "criar" e comer coisas boas.
Mas vale a dica: Procure um nutricionista!
Deixe seu comentário!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


© CHARMOSA E DELICADA POR TAMARA FACCINI - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR